Wednesday, September 5, 2007

PURO Cubano...filho de Pai Fidel e Mãe Patria


Desta vez fui até Cuba e, para variar, foi TOP!

Queria fugir dos turistas, viver os cubanos e tentar perceber o incompreensível...como vive alguem literalmente preso num país? Sem acesso a informação da nossa aldeia , sem poder comprar um carro mais novo do que 1960, sem poder comprar uma casa, com acesso limitado as compras de comida, roupa, sem poder dormir num hotel no seu país ou ter acesso a qualquer outro tipo de sinal de "luxo".

Fui até Viñales, uma aldeia com 2 ruas e um grande potencial para o ecoturismo. Aí passei uma noite, em casa de uma familia Cubana, que me fez um jantar de rei e com quem pude falar e explorarum bocado mais sobre este país raro. Ao falar com a filha da Clara e uma amiga (8 anos) perguntei-lhe que sabia de Fidel. Como se tivessem posto play naquela cassete começaram a dizer em coro "sabemos que foi um grande general, que é um homem muito bom e que não queremos que ele morra" . "A serio- dizia eu- ele é um homem bom? Conta-me!" , como se eu tivesse ofendido o seu pai (que é mais forte do que o meu) disseram, " Ja reparaste que ele NUNCA nos deixou entrar em Guerra!"...perante isto calei-me e para que não me ficassem a odiar ainda lhes disse que o Fidel realmente deve ser um bom homem!

No dia seguinte fui até à ponta da ilha, passar uma noite numas casinhas em cima da praia, naquele que era um conhecido centro de mergulho. Maria la gorda é uma praia linda e exactamente como eu queria, um hotel minusculo numa praia deserta. Ainda deu para ver umas brasas duns peixes.

Ultima noite? Havana Vieja e foi D+!


Taxi..,Puro Cubano!


Puro Cubano!

Quieres tomar la foto? Dame CUC's!

Praça de S. Francisco de Assis
Viñales, la em casa da Tia Clara!

Enquanto jantava, o céu fez-me uma surpresa!(Praia Maria la Gorda)

Cartazes de uma qualquer rua em que passava

Em frente ao centro de interesses dos EU, ficam as afrontas. Uma bandeira preta por cada atentado dos EU a Cuba
Loja de Puros

4 comments:

João Ramalheira (소아오 하말례이라) said...

ng comentou isto?? :p

brutal cuba... sem duvida!
so boa vida por ai tou a ver ;)
continua top!
besos

David TBM said...

lindo lindo, tb quero :p

silvinha said...

Ninguem trabalha neste contacto?

Paulo MB said...

Vens confirmar a ideia que vamos tendo de Cuba e dos seus habitantes. Nós, os mais velhos, já estamos a antever o que se vai por lá passar quando o Fidel quinar...
A terra é bonita, o povo alegre e instruído e habituado a restrições. Quem vier a seguir vai ter muito que trabalhar ...
Beijinhos.
Paulo