Saturday, September 29, 2007

Chiapas-uma bomba cultural

Uns chamam-lhe a Joia do México, eu chamei-lhe uma das melhores viajens da minha vida. Uma diversidade infinita de simbolismos, tradições, cultura, dialectos, crenças...

Chiapas,com 30% da População Indígena, 38 municípios autonomos zapatistas (movimento que defende a autonomia dos indigenas)16 tipos de linguas, excluindo os dialectos, e com apenas 35% da População a falar espanhol, é sem dúvida um desses cantos do mundo mágico.
São raras as vezes em que sinto isto. A sensação de agradecer a cada segundo por estar num lugar, de tirar uma fotografia e achar que estraguei tudo porque não consigo mostrar o magico do lugar, de ter medo de esqueçer um pedaço que seja daquilo que vivi e aprendi. A sensação de querer que todas as pessoas de quem gosto venham aqui e passem por isto!

SAN CRISTOBAL DE LAS CASAS
"No me tomes fotos, quiero mi alma!"
Catedral de San Cristobal e as "comadres" locais à conversa

Mães que vemos em todas as ruas de qualquer parte de Chiapas. Esta é uma mãe bem moderna...deixou-me tirar-lhe uma fotografia.!Todos os outros índios viram as costas às fotografias porque acreditam que as fotografias lhes tiram a Alma

Clássica rua colonial
Em frente ao mercado de artesanato de Sto Domingo. Mais uma vez não pude tirar fotografias aos vendedores com as suas roupas e o seu artesanato cheio de cor. Tentei! Viraram-me as costas e fui insultada!
ZINACANTÁN-ALDEIA INDÍGENA

Casa Indigena em Zinacantán

Marta a prepar as tortilhas de milho deliciosas para depois tomarmos a aguardente (local)

Textil de Chiapas

Da janela da sala vejo o meu jardim de cores
O sustento desta familia
Reunião de um partido Zapatista? Homens e Mulheres cada um com a sua roupa tipica sem excepção. Esta fotografia é bem clandestina. Proibidissimo tirar fotografias assim aos indios.
CHAMULA-ALDEIA INDÍGENA
"Lamoté" era o que todos diziam quando se cruzavam na rua. Espanhol? Tzotzil porque espanhol nem o entendem.

Mercado de Chamula. Aqui se concentra grande parte de índios Tzotziles, que acreditam nesta aldeia têm a sorte de estar no centro da Terra.

Em frente à igreja de San Juan de Chamula. Todos os anos este é local de uma importante cerimonia. Esta praça é então posta a arder e todos têm de passar entre o fogo, para se purificarem.
E dentro da igreja? Assim que pisei as folhas de eucalipto percebi que ia viver uma experiência dessas fortes. Por detras de paredes católicas, os mayas fazem os seus cultos. Sentados do chão em diferentes grupos, estes indígenas fazem as suas cerimónias colectivas ou privadas.Uns rezam no seu dialecto ao Deus Sol ou a outros dos seus 200 Deuses. Outros, sacrificam galinhas e retiram todos os males do corpo de um doente, com a ajuda da curandeira. As autoridades religiosas mudam as roupas dos 10 santos homens e 10 santos mulheres. Outros simplesmente fazem os seus bordados sentados no chão da igreja. Apesar dos espanhois terem imposto a sua religião durante 300 anos nesta vila não o conseguiram e esta é das poucas igrejas do mundo onde permitem a existência de uma igreja católica com simbolos pagãos. Um choque e uma experiência como tão cedo não vou ter na minha vida .

Cruz Maya. Na cultura Maya existem algumas marcas da religião católica. Apesar de imposta pelos Espanhois, este indigenas nunca deixaram as suas crenças. Este simbolo religioso apenas por acaso tem a forma da cruz católica. Popol Vuh diz que esta forma representa o movimento do sol em torno da Terra (traço vertical) e a via lactea, precisamente no ponto em que os dois estão perndiculares, o que só voltará a acontecer a 23 de Agosto de 2012, final do ciclo maya

Não são muitas as casas que impoem tanto respeito como a casa de uma Autoridade Religiosa maya. Esta é uma delas e o que a distingue é esta cruz verde (Maya) com um arco de plantas à volta. Proibidissimo tirar fotografias às autoridades religiosas. Se fossemos apanhados destruiriam a nossa máquina e ficariamos na prisão por um dia

CAÑÓN DEL SUMIDERO

Cañon del Sumidero. Este rio nasce em Guatemala e desagua no golfo do méxico
A um metro do nosso barco um crocodilo mostrou-nos os dentes.

Reza a lenda que aqui se deu um suicídio colectivo de indios. Quando foram invadidos pelos espanhois preferiram matar-se a serem seus escravos.

Estive pertissimo de Guatemala, não pude ir a Palenque, não pude conhecer a outra parte dos 1.5M de Indigenas que vivem neste Estado. Doi vir só 2 dias a Chiapas!

1 comment:

Anonymous said...

Fau!!! Que loucura de viagem!!!!! Que inveja... Vem rapido loira!!!
Bjooooo ana tp