Tuesday, November 6, 2007

Dia dos Mortos acima do Halloween

Apesar das 2 primeiras semanas de Novembro serem de festejos com festas de Halloween, o mais importante é celebrar a morte.
Católicos como eu nunca tinha visto. Acreditam verdadeiramente que a morte é a passagem para uma vida bem melhor e que, como tal, deve ser festejada.
Assim os cemitérios se enchem de cores. Flores, balões, fotografias, os altares mais originais em cima das campas, mariachis e festas nos cemitérios são apenas algumas das formas de animar um lugar que durante todo o ano parece sempre tão triste. Muitos dos mexicanos aproveitam ainda este dia para estar mais perto dos seus mortos e dormem em cima da campa do marido, da avó do amigo...

Tudo isto foi bem dificil de digerir. Nunca gostei de falar da morte e detesto ir aos cemitérios. A verdade é que passados uns já imune a este medo fui com amigos ao cemitério na noite dos mortos para ver um filme de terror que iam passaram num ecrã gigante que montaram. Fui a morta de medo e saí a rir depois de um passeio com todos pelo cemitério, no qual a cada 2 minutos o guia parava para contar uma história de medo.

Arturo a caminho do "Cinema"

Tudo nas ruas é tematizado com caveiras, este taxi foi sem duvida o vencedor!

Eu e a Andrea com a senhora caveira

"Me regalas algo para mi calaverita". As ruas enchem-se de meninos como este, que quase sem falar, andam a pedir dinheiro nos semáforos, nos supermercados, na rua e onde mais apareça uma alma viva para dar dinheiro.

Um altar aos mortos. Aqui deixam também o jantar da comida preferida do morto, já que acreditam que nesse dia vem jantar a casa.

No escritorio tinhamos um amigo invisível a quem tinhamos de oferecer uma caveira de chocolate e um verso divertido sobre a morte do amiguinho.

Acabamos o domingo a nos jardins da cidade universitária, também esses tematizados. Fomos ver a exposição de Tunick e por aí demos uma volta



Nós e a nossa diva, Arturo

4 comments:

David TBM said...

spoooooooky. qdo voltas afinal futura vizinha?? :p

Anonymous said...

Futura vizinha??? nao sei nada disso!
Sim... qd é que voltas afinal? Ja nao percebo nada!!!
Bejinhos!

David TBM said...

a última informação off-the-record a q tive acesso apontava para nossa querida mafalda ir trabalhar no edificio ao lado da minha actual residência...no entanto, aguardo confirmação oficial :)

Mafalda Ricca said...

Confirmação oficial:Volto dia 27 e dia 3 estou a trabalhar ao lado da casa do All Good!Agora que vamos estar todos na mesma cidade que venham as jantaradas. Weeeeeee!!!!
Over!